Educação (Paranaíba)

Apresentação

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, é oferecido na Unidade Universitária de Paranaíba, com abertura de 15 vagas anuais, na primeira turma (2011), 20 vagas, na segunda e terceira turmas (2012 e 2013) e 25, na quarta turma (2014). Sua oferta foi recomendada em 28 de fevereiro de 2011, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES), órgão responsável pela autorização, reconhecimento e avaliação de cursos de Pós- Graduação stricto sensu. O Programa possui uma área de concentração “Educação, Linguagem e Sociedade” e no Projeto Pedagógico de 2011, duas linhas de pesquisa "Linguagem, Literatura, Educação e Sociedade" e "Teorias e Práticas Educacionais". No Projeto Pedagógico de 2013, três linhas de pesquisa "Currículo, Formação Docente e Diversidade", "História, Sociedade e Educação" e "Linguagem, Educação e Cultura". Possibilita aos pós-graduandos cursar disciplinas, participar de grupos de estudos e obter orientação com orientadores doutores em diferentes áreas de atuação.

 

O Programa garante a articulação entre as linhas de pesquisa, com interesse voltado para a produção e socialização de conhecimentos no campo educacional referenciados na crítica aos processos de exclusão social, com atenção ao trabalho com a história, a linguagem, a diversidade e a formação docente.

 

O Programa forma docentes capazes de planejar seu fazer pedagógico em conformidade com as propostas educacionais construídas coletivamente, com execução, avaliação e replanejamento de suas práticas individuais e coletivas, para ser incentivador do discente na busca do saber por caminhos e estratégias formativas próprias, instigando sua curiosidade na construção de conhecimentos; um pesquisador que busca transformar informação em conhecimento teórico-prático, que se dedica ao Ensino Superior com objetivo de melhorar a qualidade da Educação Básica, que saiba socializar seus conhecimentos com os sujeitos da pesquisa e com a comunidade e que busque trabalhar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.



Histórico


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com oferta na Unidade Universitária de Paranaíba, teve seu primeiro Projeto Pedagógico aprovado pela Deliberação n. 066, da Câmara de Pesquisa e Pós- Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em 10 de fevereiro de 2010, sendo homologado pela Resolução CEPE-UEMS Nº 986, de 14 de abril de 2010. O segundo Projeto Pedagógico foi aprovado pela Deliberação da CE/CEPE Nº 110, de 27 de março de 2013. Homologado pela Resolução CEPE Nº 1.267, de 25 de abril de 2013.


No decorrer da 124ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida em 28 de fevereiro de 2011, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recomendou com nota 03, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.


O Programa tem como área de concentração: Educação, Linguagem e Sociedade, e iniciou com duas linhas de pesquisa: Linguagem, Literatura, Educação e Sociedade e Teorias e Práticas Educacionais. Em 2013, na oferta de Processo Seletivo, teve ampliado as linhas de pesquisa, com alteração significativa, a saber: "Currículo, Formação Docente e Diversidade", "História, Sociedade e Educação" e "Linguagem, Educação e Cultura".



Avaliação CAPES - agosto de 2011 a dezembro de 2012: Nota 03.


Biblioteca

O empréstimo de livros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul é regido pelo Regulamento das Bibliotecas/UEMS, aprovado pelo COUNI conforme a Resolução COUNI/276/04, a qual elenca os seguintes procedimentos para o empréstimos de material de acervo:

I – aluno de graduação – 04 volumes por 07 dias;
II – docente – 05 volumes por 15 dias;
III – aluno de pós-graduação – 04 volumes por 15 dias;
IV – funcionários técnico-administrativos – 04 volumes por 15 dias;
V – periódicos, materiais especiais, obras especiais e obras de referência não são disponíveis para empréstimo domiciliar.

As bibliotecas da UEMS oferecem aos seus usuários os seguintes serviços:

- atendimento aos usuários;
- acesso à Internet;
- empréstimo domiciliar;
- espaço de leitura e estudos;
- consulta local;
- empréstimo entre bibliotecas;
- Comut;
- catalogação na fonte (somente nas bibliotecas Central, de Cassilândia e de Paranaíba);
- catalogação on-line;
- orientação aos usuários.

 

Consulta ao Acervo

 
ANEXO(S):
Arquivo: Avaliação Trienal (1_2013-12-12_15-25-00.pdf)
Tipo: (.pdf) - Documento em PDF
Tamanho: 24.88 KB





Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronograma de Defesas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado